Ielmo Marinho

Rio Grande do Norte

História de Ielmo Marinho - RN

Ielmo Marinho Rio Grande do Norte - RN

Sede na antiga povoação de Poço Limpo, no agreste norte-riograndense. Pertenceu a Natal. Foi um dos dezoito povoados de São Gonçalo.

As margens do Rio Potengi, terras de gado e plantio, teve sua aurea fase de alegria e fartura, dos finais do século XX. Em 1877, Ferreira Nobre citava Poço Limpo como povoado importante.

Atual nome do município foi proposto pelo deputado Manoel Gurgel, em homenagem a um jovem líder desaparecido aos 25 anos. Filho de São Paulo do Potengi, sofrendo de doença incurável, desde os 8 anos, Ielmo Marinho de Queiroz, percorria a cavalo o território, desenvolvendo invejável campanha no plano assistencial.

Gentílico: ielmo-marinhense

Elevado à categoria de município com a denominação de Ielmo Marinho, pela lei nº 2909, de 28-08-1963, desmembrado de São Paulo do Potengi. Sede no atual distrito de Ielmo Marinho expovoado de Poço Limpo. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-01-1964.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.