Caraúbas

Rio Grande do Norte

História de Caraúbas - RN

Caraúbas Rio Grande do Norte - RN

O primeiro povoador, segundo reza a tradição, foi Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira, fundadador do município de Apodi.

Em 1750, o português Francisco de Souza Leão, estabeleceu-se numa fazenda na localidade de cachoeira, tendo mais tarde, trazido de Pernambuco, 3 sobrinhos para com ele trabalharem no desenvolvimento da região.

Um deles, Leandro da Cunha Bezerra Cavalcanti, casou-se em 1780, com sua prima Ana, filha de Souza Leão, situando, após o casamento, uma fazenda no Riacho de Caraúbas.

Conta a história, que, temendo a exterminação do gado da região devido a seca, Leandro prometeu construir uma capela a São Sebastião, de quem era devoto, caso surgisse água farta para manutenção de sua fazenda. Mandou cavar um poço junto ao riacho, de onde jorrou água em abundância e nunca mais secou. Esse local, passou a chamar-se, então, Poço de São Sebastião.

Com a construção da capela, surgiram romarias e festas religiosas, atraindo grande número de fiéis. Teve aí, origem, a atual sede municipal.

Estando a fazenda de Leandro localizada nas imediações do Riacho, bem próximo a um bosque de Caraubeiras, os Vaqueiros da regiãqo ao se dirigirem ao local, costumavam a dizer que iam para as Caraúbas. Daí o topônimo do município. O municipio é sede de comarca de segunda entrância.

Gentílico: caraubense

Distrito criado com a denominação de Caraúbas, pela lei provincial nº 408, de 0109-1858, subordinado ao município de Apodí.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Caraúbas, pela lei provincial nº 601, de 05-03-1868, desmembrado de Apodí. Sede na ex-localidade de Caraúbas. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-01-1869.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila de Caraúbas é constituída de distrito sede.

Elevada à condição de cidade com a denominação de Caraúbas, pela lei estadual nº 372, de 30-11-1914.

Em divisão Administrativa referente ao de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, é criado o distrito de Getúlio Vargas e anexado ao município de Caraúbas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Caraúbas e Getúlio Vargas.

Pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Getúlio Vargas passou a denominar-se Janduís.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Caraúbas e Janduís ex-Getulio Vargas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2746, de 07-05-1962, desmembra do município de Caraúbas o distrito de Janduís. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 3003, de 19-12-1963 é criado o distrito de São Geraldo e anexado ao município de Caraúbas.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Caraúbas e São Geraldo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.