Timbaúba

Pernambuco

História de Timbaúba - PE

O topônimo Timbaúba é de origem tupi. Theodoro Sampaio o estudou como "timbó-ina", árvore de exalação, de espuma; Alfredo de Carvalho, como "timbá-iba" - árvore muito branca, alvíssima; e Souza Doca, como "timbé- uva", árvore de espuma, interpretação que o Doutor Mário Melo adotou em sua "Toponímia Pernambucana".

No começo do século XIX, à margem direita do rio Capibaribe-mirim (rio das Capivaras) havia um núcleo de população composto de gente honesta e trabalhadora, denominado Mocós e onde havia uma feira. Distante dois quilômetros da povoação de Mocós, na margem esquerda do rio citado, existia uma fazenda conhecida pelo nome de Armarães. Estabeleceu-se na referida fazenda, comerciando com tecidos e gêneros diversos. Homem violento, audacioso, prepotente e sobretudo ganancioso, prosperou em suas transações, tornando-se a pessoa de maior influência na região.

Prevalecendo-se de sua fama, impôs a mudança da feira de Mocós para o pátio de sua fazenda, cuja sede ficava no local onde atualmente ergue-se o importante edifício da Cooperativa Banco de Timbaúba Ltda. Transferida a feira para a fazenda, começou aí a formação de novo povoado.

Distrito criado com a denominação de Timbaúba pela Lei Provincial n.º 1.103, de 28-05-1873, subordinado ao município de Itambé.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Timbaúba pela Lei Provincial n.º 1.363, de 08-04-1879, sendo desmembrado de Itambé. Instalada em 21-04-1892.

Elevada à condição de cidade e sede do município com a denominação de Timbaúba, pela Lei Provincial n.º 1.811, de 27-06-1884.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Timbaúba, Cruanji e São Vicente.

A Lei Estadual n.º 1.931, de 11-09-1928, desmembra do município de Timbaúba o distrito de São Vicente, elevado à categoria de município.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído de 2 distritos: Timbaúba e Cruanji.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município aparece constituído de 3 distritos: Timbaúba, Cruanji e Livramento de Tiúma.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948, o município é constituído de 3 distritos: Timbaúba, Cruanji e Livramento de Tiúma.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 3 distritos: Timbaúba, Cruanji e Livramento de Tiúma. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.