São Lourenço Da Mata

Pernambuco

História de São Lourenço Da Mata - PE

São Lourenço da Mata pode ser considerada uma das cidades mais antigas do Brasil. Os registros históricos remetem a presença de índios Tupinambás que ocupavam terras ao longo dos Rios Capibaribe e Beberibe por volta do ano de 1554. Nesse mesmo período, os índios disputavam as terras que ocupavam com colonizadores portugueses, que se sobressaíram na luta contra os nativos e conseguiram se estabelecer na região para explorar o pau-brasil.

Há registros de que em 1540 foi construída na cidade a segunda Igreja mais antiga do país, a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Erguida inicialmente como Capela, e apesar de ter sofrido algumas reformas ao longo desses anos, ela ainda conserva elementos arquitetônicos do século XVI que encantam os observadores e turistas. Mais adiante, em 1621 foi erguida a Capela que deu lugar a atual igreja matriz, que homenageia a São Lourenço, o padroeiro da cidade.

A ocupação inicial de São Lourenço da Mata esteve atrelada à extração do pau-brasil. No final do século XVI, começaram a surgir os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, que tornaram-se a principal fonte de renda do local durante muitos anos. Durante o período da invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654), o município também foi palco de disputas.

Por volta de 1635, os portugueses que ocupavam a região conseguiram expulsar os holandeses que espreitavam o cultivo da cana-de-açúcar. Até 1775, São Lourenço era apenas um distrito subordinado aos municípios de Recife e Paudalho.

Distrito criado com a denominação de São Lourenço da Mata, por Alvará de 13-10-1775. Subordinado ao município de Recife e Pau DAlho.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São Lourenço da Mata, pela Lei Provincial n.º 1.805, de 13-06-1884, desmembrado de Recife e Pau DAlho. Instalado em 10-01-1890. Constituído de 2 distritos: São Lourenço da Mata e São Lourenço do Sul.

Elevado à condição de cidade e sede municipal, com a denominação de São Lourenço da Mata, pela Lei Estadual n.º 991, de 01-07-1909.

Pela Lei Provincial n.º 336, de 12-05-1854, é criado o distrito de Nossa Senhora da Luz e anexado ao município de São Lourenço da Mata.

Pela Lei Municipal n.º 21, de 05-03-1908, é criado o distrito de Camaragibe e anexado ao município de São Lourenço da Mata.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: São Lourenço da Mata, Camaragibe e Nossa Senhora da Luz.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 235, de 09-12-1938, o município de São Lourenço da Mata passou a denominar-se São Lourenço.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: São Lourenço, Camarajiibe (ex-Camarigibe) e Nossa Senhora da Luz.

Pelo Decreto-lei Estadual n. 952, de 31-12-1943, o município de São Lourenço voltou a denominar-se São Lourenço da Mata.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: São Lourenço da Mata, Camarajibe e Nossa Senhora da Luz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual n.º 4.988, de 20-12-1963, é desmembrado do município de São Lourenço da Mata o distrito de Camarajibe. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: São Lourenço da Mata e Nossa Senhora da Luz.

Pelo Acórdão do Tribunal de Justiça Mandado de Segurança n.º 59.906, de 06-07-1964, o município de Camarajibe é extinto, sendo seu território anexado ao município de São Lourenço da Mata.

Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o município é constituído de 3 distritos: São Lourenço da Mata, Camarajibe e Nossa Senhora da Luz.

Pela Lei Estadual n.º 8.951, de 14-05-1982, é desmembrado do município de São Lourenço da Mata o distrito de Camaragibe (ex-Camarajibe). Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 2 distritos: São Lourenço da Mata e Nossa Senhora da Luz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.