Acará

Pará

História de Acará - PA

Foi criado em decorrência da expansão das explorações portuguesas em direção ao interior da Província, sendo que os exploradores, ao utilizarem a estrada natural do rio Acará, acabaram por fundar na localidade em que o rio se bifurca um núcleo de colonização. A povoação ali nascente foi elevada, no ano de 1858, ao status de Freguesia de São José, pelo então governador da Província do Grão Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Com a independência do Brasil o nome São José de Acará foi mantido. Facilitados pela navegação fácil e tendo como objetivos financeiros as vastas terras férteis, ótimas para a agricultura, assim como a exploração do grande potencial florestal e em especial a atividade madeireira.

Acará é uma expressão indígena cujo significado é aquele que morde, uma referência aos peixes popularmente conhecidos como acarás ou carás, que são encontrados nos cursos dos rios de água doce e que habitam o rio Acará.

Fator importante tanto na cultura como na economia acaraense é o estabelecimento de uma significativa e próspera colônia de emigrantes japoneses no município, e mais notadamente na Colônia Paes de Carvalho, onde se dedicam principalmente à agricultura e nesta, em especial, à plantação de pimenta-do-reino.

Paróquia criada em 1758, com a denominação de São José de Acará, no município de Moju.

Elevada à categoria de vila, com a denominação de Acará, pela Lei Provincial n.º 839, de 19-04-1875, sendo desmembrada de Moju. Constituída do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede.

Por Decreto-lei Estadual n.º 6, de 04-11-1930, a vila de Acará foi extinta, sendo seu território anexado ao município de Belém, o que foi confirmado pelo Decreto-lei Estadual n.º 78, de 27-09-1930.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Acará, pela Lei Estadual n.º 579, de 08-01-1932, sendo desmembrado de Belém. Sede no antigo distrito Acará. Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído do distrito sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937,o município de Acará aparece constituído de 6 distritos: Acará, Baixo Acará, Guajará-Miri, Itapicuru, Miriti Pitanga e Rio Pequeno.

Pelos Decretos-lei Estaduais n.º 2.972, de 31-03-1938, e n.º 3.131, de 31-10-1938, foram extintos os distritos de Baixo Acará, Miriti Pitanga e Rio Pequeno, sendo seus territórios anexados ao distrito sede de Acará.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o município é constituído de 3 distritos: Acará, Guajará-Miri e Itapicuru.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 4.505, de 30-12-1943, o distrito de Itapicuru passou a denominar-se Jupariteua.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948 o município é constituído de 3 distritos: Acará, Guajará-Miri e Jupariteua.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960 o município é constituído de 3 distritos: Acará, Guajará-Miri e Jupariteua.

Pela Lei Estadual n.º 2.460, de 29-12-1961, o distrito de Japariteua passou a denominar-se Jaguarari.

Em divisão territorial datada 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Acará, Guajará-Miri e Jaguarari. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.