Eusébio

Ceará

História de Eusébio - CE

As terras localizadas entre Aquiraz e Messejana ou entre os rios Pacoti e Coaçu eram habitadas pelos índios potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco tupi como os jenipapo-kanyndé, junto a religiosos e militares portugueses, que vieram habitar a região visando catequizar os nativos e impedi-los de comercializar com outros povos europeus.

A presença portuguesa nessa região estabilizou-se nas primeiras décadas do século XVII. Ao longo dos anos, o povoado às margens da estrada que ligava o Ceará e o Rio Grande do Norte - construída antes mesmo da chegada dos portugueses - manteve sua posição como ponto de parada.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 figura no município de Aquiraz o distrito de Eusébio.

Pelo Decreto Estadual n.º 1.156, de 04-12-1933, o distrito de Eusébio passou a denominar-se Eusébio de Queiroz. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual n.º 448, de 20-12-1938, o distrito de Eusébio de Queiroz volta a denominar-se Eusébio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o distrito de Eusébio permanece no município de Aquiraz. Assim permanecendo em divisão territorial datada 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Eusébio pela Lei Estadual n.º 11.333, de 19-06-1987, sendo desmembrado de Aquiraz. Sede no antigo distrito de Eusébio. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.