Dom Pedro

Maranhão

História de Dom Pedro - MA

Dom Pedro Maranhão - MA

O município originou-se do povoado Mata do Nascimento, nome dado em homenagem ao primeiro habitante, Manoel Nascimento, que ali chegou, poro volta de 1915.

Entretanto, o desbravamento da região foi iniciado em 1917, com a chegada de Manoel Bernardino de Oliveira, que atraiu para o local, inúmeros aventureiros.

O povoado adquiriu categoria de Vila, com a denominação de Pedro II, em 1931, passando a chamar-se Dom Pedro, em 1943, por já existir no Estado do Piauí, uma Cidade com idêntica denominação.

A criação do município de Dom Pedro, desmembrado de Codó, deu-se em 1952, e sua instalação ocorreu em 1953.

Gentílico: dom-pedrense

Distrito criado com a denominação de Dom Pedro, pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-091943, subordinado ao município de Codó.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Dom Pedro figura no município de Codó.

Elevado à categoria de município com a denominação de Dom Pedro, pela lei estadual nº 815, de 09-12-1952, desmembrado de Codó. Sede no antigo distrito de Dom Pedro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.