Cururupu

Maranhão

História de Cururupu - MA

O local onde hoje se ergue a Cidade, foi habitado, primitivamente, pelos tupinambás, tendo com cacique Cabelo de Velha, apelidado de Cururupu, origem do nome da localidade. Entre 1816 e 1835, os indígenas, que escaparam ao massacre de Bento Maciel Parente, abandonaram a terra, pela impossibilidade de convivência pacífica. A partir daí, portugueses vindo de Guimarães, começaram a povoar a região, iniciando-se o ciclo das grandes fazendas, onde fabricavam-se farinha de mandioca, açúcar e aguardente de cana usando engenhos a vapor.

Com a finalidade de desvendar a origem deste nome, muitas investigações têm sido realizadas, existindo portanto, duas versões que tentam explica-la. A primeira é conhecida lenda que diz ter o referido nome nascido da junção de Cururu, apelido do cacique Cabelo de Velha, com o som da arma que o matou, daí Cururupu; a segunda, sustenta que a vila tomou este nome de uma fazenda existente a margem esquerda do rio Curupu, onde fundeavam os barcos a vapor. Sabe-se, porém, que esse vocábulo é de origem indígena, significando na língua nativa Cabelo de Velha.

Distrito criado com a denominação de Cururupu, pele Lei Provincial n.º 13, de 08-05-1835, subordinado ao município de Guimarães.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cururupu, pela Lei Provincial n.º 120, de 03-10-1841, desmembrado de Guimarães. Sede na antiga vila de Cururupu. Constituído do distrito sede. Não temos a data de Instalação.
Pela Lei Municipal n.º 1, de 22-04-1893, foram criados os distritos de Bacuri, Bacuri-Panã e Roça de Baixo e anexado vila de Cururupu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituído de 4 distritos: Cururupu, Bacuri, Bacurí-Panã e Roça de Baixo.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Cururupu, pela Lei Estadual n.º 893, de 09-03-1920.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.