Barreirinhas

Maranhão

História de Barreirinhas - MA

Não há tradição formada quanto ao devassamento do território do município, pela qual se possa positivar a sua penetração e desbravamento. Atribui-se, contudo, a diversos fatores: a estrada que vinha da comarca de Campo Maior (PI) à de Brejo (MA), e desta à de Icatu (MA),
atravessando o rio Mocambo no local em que o Governo Imperial mandara construir uma ponte, em 1849, cuja construção e as boas pastagens das margens desse rio para a criação de gado e terras próprias para a lavoura deram origem à afluência de pessoas para aqueles lugares
e, conseqüentemente, à fundação de pequenos povoados; a estrada que vinha do Julgado São Bernardo da Parnaíba a então freguesia denominada São José do Periá (1835), atual cidade de Humberto de Campos; a fertilidade das margens do rio Preguiça e dos seus inúmeros afluentes, boas para as espécies mais comuns de lavoura; as pastagens dos campos e chapadas apropriadas, então, para a criação do gado.

O ponto de penetração também não é conhecido. É provável, porém, que tenha sido pelo rio Preguiças que era, na época, a via mais natural, por ser em grande parte navegável, e por seus afluentes, também navegáveis por pequenas canoas.

Distrito criado com a denominação de Barreirinhas pela Lei Provincial n.º 481, de 18-06-1858.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Barreirinhas pela Lei Provincial n.º 951, de 14-06-1871, sendo desmembrado do município de Tutóia. Sede na povoação de Barreirinhas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 a vila é constituída do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Barreirinhas pela Lei n.º 45, de 29-03-1938.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.