Cachoeira Dourada

História de Cachoeira Dourada - GO

Cachoeira Dourada
Goiás - GO

Os fundadores e pioneiros de Cachoeira Dourada têm uma versão muito bonita sobre a origem do município. Contam que, logo acima da cachoeira, existia uma ilha transformada em cemitério pelos índios Caiapó. Sepultados dentro de um pote com todos os objetos particulares, os índios tinham suas almas protegidas por um arco-íris formado pelo brilho do sol em contato com a água da cachoeira. Após o sepultamento, os índios contemplavam o arco-íris a Ituverava (Cachoeira Dourada em Caiapó), para que protegesse seus filhos que "vão neste solo ensolarado".

Já outras versões acreditam que o nome Cachoeira Dourada provém de grande quantidade de peixe que existia no rio Parnaíba à época. Cachoeira Dourada é hoje um dos mais importantes pontos turísticos do Estado e um dos grandes produtores agrícolas de Goiás.

Distrito criado com a denominação de Cachoeira Dourada, pela lei municipal nº 386, de 27-09-1962, subordinado ao município de Itumbiara ex-Santa Rita do Paranaíba.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Itumbiara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cachoeira Dourada, pela lei estadual nº 9190, de 14-05-1982, desmembrado de Itumbiara. Sede no antigo distrito de Cachoeira Dourada. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.