Araguaçu

História de Araguaçu - TO

Araguaçu

TOCANTINS - TO

Em 1948, atraídos pela notícia da existência de cristal garimpeiros foram chegando ao local conhecido como Serra do Clemente e montaram seus acampamentos. Com a movimentação de garimpeiros , o governo de Goiás criou no local um posto de arrecação de impostos e enviou uma equipe de fiscais. Assim surgui Araguaçu, cujo primeiro nome foi: Povoado de "Serra do Clemente",
São fundadores do povoado: Alexandrino Cândido Gomes, Salvador José de Oliveira., Tertuliano Corado Lustosa, Cícero Américo Fernandes e outros.

A primeira casa construída foi a do senhor Salvador Caetano de Oliveira, às margens do Córrego Matinha, onde se organizou uma chácara. O senhor Alexandrino Cândido Gomes, conhecido como desbravador daquela região, organizando fazendas, foi o segundo morador de Serra do Clemente. Já possuia uma fazenda denominada " Água Bonita", aquém uns 18 Km. Com um caminhão de sua propriedade, depois de algumas dificuldades, chegou com um carregamento de víveres, destinado a vender no garimpo.

Com o desenvolvimento e apoio das famílias Tavares e Corado Lustosa, que vieram, do Ceará e do Piauí, respectivamente, o povoado foi elevado à condição de distrito denominado Matinha.

Origem do nome- Primeiramente Serra do Clemente, depois Matinha, nome do córrego que percorre o município. além da alusão ao rio Araguia, araguaçu vem do tupi, ara que significa arara,+guaçu, que significa grande: portanto, "arara grande".

Gentílico: araguaçuense

Formação administrativa

Em 1958, tornou-se distrito, e neste mesmo ano em virtude da Lei Estadal nº 2.135 de 14/11/1958, passou a ser município. Instalado em 1° de janeiro de 1959, desmembrado do município de Peixe. Seu primeiro prefeito empossado foi nomeado o Sr. Raimundo Cavalcante. As eleições municipais foram realizadas em 3 de outubro de 1960 e Tertuliano Corado Lustosa foi o primeiro prefeito eleito.