Votuporanga

História de Votuporanga - SP

Em 28 de dezembro de 1936 a Companhia Agrícola Francisco Schimidt S/A que vinha enfrentando dificuldades financeiras em virtude das crises enfrentadas pela cultura cafeeira, quita suas dívidas com a empresa exportadora alemã Theodor Wille & Cia, entregando-lhe em dação de pagamento duas glebas de terras, uma delas a Fazenda Votuporanga, totalizando 11.340,14 alqueires, encravadas na Fazenda Marinheiro de Cima, no município de Tanabí, Comarca de Monte Aprazível.

A empresa alemã constitui a Empreza Paulista Para Retalhar Terras com a finalidade de lotear as áreas adquiridas e nos primeiros dias de fevereiro de 1937 envia para a região os engenheiros Guilherme Von Trumbach e Otto Rittl, que auxiliados pelo Sr. Pascoal Albanese morador em Tanabí e por sua sugestão reservam uma parte da área, destinando-a à formação de um núcleo, uma futura vila.

No dia 14 de março do mesmo ano, cavaleiros partem da sede da fazenda em busca do local ideal para a nova vila e no caminho encontram a placa da antiga fazenda, estava escolhido o nome: Votuporanga por sugestão do Sr. Sebastião Almeida de Oliveira.

Para o empreendimento foi reservada uma área de 30 alqueires e traçado 12 quarteirões, praças e ruas e no dia 8 de agosto de 1937, com direito a churrasco, banda, catira, muitos discursos e com a benção de um cruzeiro pelo padre Izidoro Cordeiro Paranhos, estava inaugurada a Vila de Votuporanga.

Em 1º de janeiro de 1945 a vila recebe os foros de cidade e é elevada à categoria de município.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Votuporanga pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, sendo desmembrado do município de Tanabi. Sede no atual distrito de Votuporanga. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-0-1945.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948 o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, é criado o distrito de Parisi com território desmembrado do distrito de Álvares Florence e anexado ao município de Votuporanga.

É criado o distrito de Simonsen anexado ao município de Votuporanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 3 distritos: Votuporanga, Parisi e Simonsen.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município permanece constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

A Lei Estadual n.º 7.644, de 30-12-1991, desmembra do município de Votuporanga o distrito Parisi, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001 o município é constituído de 2 distritos: Votuporanga e Simonsen. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.