União Paulista

São Paulo

 

História de União Paulista - SP

União Paulista-SP



Em meados de 1924, estabeleceu-se nesta região a família de Martiniano Antonio Rodrigues, o qual nasceu em Vila Duarte, no Estado de Minas Gerais a 29 de junho de 1903. Trazendo sua mudança em um carro de bois, acompanhado de sua esposa e quatro filhos, estabeleceu-se na região apropriando-se de sua fazenda de 152 alqueires.

Construiu sua primeira casa de tijolos às margens do Ribeirão Santa Bárbara. Devido às dificuldades encontradas neste local, proporcionadas pela vasta mata virgem, o senhor Martiniano resolveu doar parte de suas terras para que se formasse uma povoação. Assim, em 1928, Martiniano doou cerca de 150000 metros quadrados de terreno, onde em 23 de agosto do mesmo ano fundou-se o povoado com o nome de União, pois ele esperava e pretendia que o povo se unisse para melhorar as condições de vida de todos.

Pelo fato de encontrar terras férteis, propícias ao plantio de café, arroz, milho e outros cereais, outras famílias se dirigiram para esta região a fim de explorarem as terras e fazer o plantio de café, que figurava em primeiro lugar na economia do País. União foi se formando aos poucos; o povoado mais próximo era Vila Rosa, futura Poloni, a 18 quilômetros dali.

Em 1933 foi construída a primeira capela, sendo a padroeira Nossa Senhora Aparecida. Em 1951 o povoado de União foi elevado a Distrito com o nome de Vila União, pertencente ao Município de Monte Aprazível. Em 1960 recebe a denominação atual e em 1964 desmembra-se de Monte Aprazível, alcançando a emancipação político-administrativa ao ser elevando à Município.


Gentílico: União-paulistense

Formação Administrativa

Conforme quadro fixado pela Lei nº 233, de 24-XII-1948, para vigorar em 1949-1953, consta da relação de Distritos do Município de Monte Aprazível, compondo o mesmo com o nome de Vila União.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, Vila União aparece com o nome de União Paulista, ainda relacionado como Distrito do Município de Monte Aprazível.

Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de Monte Aprazível o Distrito de União Paulista, elevando-o à categoria de Município.

Desde então é constituido somente do Distrito sede.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade