Santa Rosa De Viterbo

História de Santa Rosa De Viterbo - SP

SANTA ROSA DO VITERBO SÃO PAULO
HISTÓRICO
O avanço da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro em direção a Ribeirão Preto, possibilitou a penetração de várias famílias, a procura de campos para criação de gado. Café, toucinho e queijo foram produtos que deram sustentação às fazendas então formadas.

Em meados de 1850, o casal Francisco e Francisca ( Sá Chica ) Feliciano, proprietário da fazenda Lagoa, promovia em sua casa, terços em louvor a Nossa Senhora. Os moradores vizinhos afluíram às rezas de sá chica, trazendo oferendas à Santa, levando­os a erigirem uma capela.

Posteriormente, adquiriram a imagem da Santa e, no ato da bênção, o vigário constatou tratar-se de Santa Rosa de Viterbo, expondo aos fiéis, as qualidades da mesma. A população local acolheu-a como nova Padroeira.

O casal Feliciano doou alguns alqueires junto à capela, para fundação do patrimônio, que logo recebeu seus primeiros moradores. O desenvolvimento fez-se notar sendo criado, em 1893, um distrito policial na povoação, e três anos depois, o Distrito de Paz.

Em 1910, na categoria de Município, foi alterada sua denominação para Ibiquara. Entretanto, os moradores não aceitavam o novo nome, voltando, dois depois, ao de Santa Rosa do Viterbo. Outra mudança ocorreu em 1942, para Icaturama e uma vez mais, a população reivindicou a volta do antigo nome, conseguindo, em definitivo, a denominação de Santa Rosa de Viterbo.

GENTÍLICO: SANTA-ROSENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Antigo Distrito de Santa Rosa de Viterbo. Vila criada por Lei Estadual n.º1038, de 19 de dezembro de 1906, com a denominação de Santa Rosa. Cidade e sede de Município, com a denominação de Ibiquara por Lei Estadual n.º 1231, de 21 de dezembro de 1910. Desmembrada do Município de São Simão. Restabelecido o nome de Santa Rosa por Lei Estadual n.º 1314, de 30 de julho de 1912.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura o Município de Ibiquara com 1 só Distrito Ibiquara, criado por Lei Estadual n.º 434, de 5 de agosto de 1896.

Em divisão referente ao ano de 1933, o Município denominado Santa Rosa compõe-se de 1 só Distrito, Santa Rosa, criado com esta denominação e a sede localizada na povoação de Santa Rosa de Viterbo.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14334, de 30-XI-1944, o Município e o Distrito de Santa Rosa passaram a denominar-se Icaturama, até o quadro territorial fixado pela Lei Estadual n.º 233, de 24-XII-1948, para vigorar em 1949-53, onde volta a antiga denominação de Santa Rosa de Viterbo, composto ainda apenas de 1 Distrito, Santa Rosa de Viterbo, comarca de São Simão.

Assim figura no quadro fixado pela Lei Estadual n.º 2456, de 30-XII-1953 para 1954-58. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.