Reginópolis

História de Reginópolis - SP

REGINÓPOLIS SÃO PAULO
HISTÓRICO
Iniciado o século XX, o padre Geremias, o fundador, acompanhado de José Pinto Nogueira e um grupo de índios catequizados, procedents de Descalvado, desbravaram os sertões do Aguapeí, onde fundaram vários patrimônios, até fixarem-se junto à margem direito do rio Batalha.

Uma tribo indígena, detentora de vasto território, foi catequizado pelo padre Geremias, tendo auxiliado na derrubada das matas e construção de uma capela.

A intensidade da influência branca à região provocou invasões no território indígena, levando a váarios incidentes. O Governo Estadual designou o Dr. Antônio Cintra para efetuar a divisão das terras.

Em fins de 1922 o padre Geremias fez doação de 100 alqueires de terras para formar o patrimônio de Rainha dos Anjos do Batalha. No mesmo ano foi criado o Distrito de Batalha, que teve seu nome alterado para Reginópolis.

Reginópolis é topônimo híbrido, formado pelos termos latino, regina = rainha, e grego. plois = Cidade, significado Cidade rainha.

GENTÍLICO: REGINOPOLITANO
FORMAÇÃO ADMINSITRATIVA
Distrito criado com a denominação de Batalha, por Lei 1890, de 13 de dezembro de 1922, no Município de Pederneiras.

Lei no 2026, de 27 de dezembro de 1924, transfere o Distrito de Batalha do Município de Pederneiras para o de Iacanga.

Decreto no 6468, de 28 de maio de 1934, transfere o Distrito de Batalha do Município de Iacanga para
o de Pirajuí. Antigo Distrito de Batalha, do Município de Pirajuí, e que pelo Decreto-lei Estadual no 14334, de 30-XI­1994 passou a denominar-se Reginópolis.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Reginópolis, por Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Pirajuí. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 03 de abril de 1949.

Fixado o quadro pelo referido Decreto-lei para vigorar em 1945-48, o Distrito de Reginópolis permanece no Município de Pirajuí.

Assim permanecendo no quadro fixado pela Lei Estadual no 2456, de 30-XII-1953 par ao período 1954­
1958. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.