Nova Odessa

História de Nova Odessa - SP

Em princípios de março de 1905, Augusto Ramos assistia em Nova York o desembarque de imigrantes russos, que lhe causaram ótima impressão. Ainda em março, em Londres, informava-se sobre a melhor forma de trazer esses colonos.

Em 13 de abril, assinava contrato com a companhia de navegação Royal Steam Packet Company, para esse efeito. E em maio já chegavam a Santos e a Nova Odessa (Pombal) os primeiros onze russos.

Paralelamente, no Brasil, Carlos Botelho, em fevereiro de 1905, providenciava a compra da primeira fazenda do novo núcleo, a Fazenda Pombal, cuja escritura foi lavrada em 11 de março.

Em seguida foram estabelecidas as bases para a instalação do novo núcleo, demarcados os lotes e, em 1905, criado oficialmente o núcleo colonial de Nova Odessa.. A primeira referência a "camaradas russos" trabalhando no núcleo, data do dia 29 de maio, e encontra-se no "diário" mantido pelo administrador, Cândido de Albuquerque.

Também na prestação de contas do núcleo, do mês de maio, encontramos o pagamento feito a seis trabalhadores, cujos nomes são obviamente russos e de origem judaica.

Distrito criado com a denominação de Nova Odessa pelo Decreto-lei Estadual n.º 9.775, de 30-11-1938, subordinado ao município de Americana.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950 o distrito de Nova Odessa permanece no município de Americana. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Odessa pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, sendo desmembrado do município de Americana. Sede no antigo distrito de Nova Odessa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.