Morungaba

História de Morungaba - SP

MORUNGABA SÃO PAULO
HISTÓRICO
O desbravamento do território onde se encontra o município teve início no começo do século XIX, devido ao espírito aventureiro de um indivíduo de sobrenome Manso, que ali se estabeleceu com sua família, iniciando a cultura de cereais.

A presença daquela família despertou a curiosidade da vizinhança, aguçada pelo interesse que despertava a plantação, já nesse tempo robusta e viçosa, que não tardou a imigrar para ali, vinda principalmente de Atibaia e começando a construir novos plantios, no local que se tornou conhecido por Mansos ou Barra dos Mansos.

Com a chegada de novos lavradores, entre eles, Antônio Rodrigues da Silva, Joaquim Pereira Cardoso, João Belarmino de Aguiar e os Lemes, foi introduzido o cultivo do café, transformando pouco a pouco as pequenas propriedades existentes em fazendas, começando também a surgir as primeiras casas de comércio.

Data ainda dessa época, a edificação de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, construída com o concurso geral dos habitantes do povoado, e em terras doadas pelo Coronel João Belarmino de Aguiar. O povoado progrediu mais rapidamente com a chegada de imigrantes italianos por volta de 1888, que vieram trabalhar nas lavouras de café.

O Distrito de Conceição da Barra Mansa foi criado em 29 de junho de 1888 e, em 15 de agosto de 1889, teve lugar a entronização da Padroeira, transportada para a capela que também recebeu a benção no mesmo dia.

Em 1891, foi o lugar elevado à categoria de Distrito de Paz do município de Itatiba. A elevação à capela curada ocorreu em 1897.

Por proposta da Câmara, o nome Barra Mansa foi substituído em 1919 pelo de Morungaba que na língua indígena significa "colméia" ou "lugar onde moram as abelhas".

GENTÍLICO: MORUNGABENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Conceição da Barra Mansa, por Decreto Estadual nº 160, de 24 de abril de 1891, no Município de Itatiba.

Em divisão administrativa do Brasil, referente ao ano de 1911, figura no Município de Itatiba o Distrito de Conceição da Barra Mansa.

Tomou o nome de Morungaba por Lei Estadual nº 1653, de 24 de outubro de 1919.

Em divisão referente ao ano de 1933, Morungaba figura como Distrito do Município de Itatiba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Morungaba, por Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Itatiba. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-­se no dia 28 de março de 1965.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.