Guapiara

História de Guapiara - SP

GUAPIARA SÃO PAULO
HISTÓRICO
Nas terras denominadas São José, pertencentes a Antônio Inácio da Cruz, seu filho Vicente Romualdo da Cruz, mandou construir uma pista,destinada a corridas de cavalo as margens da pista, Lourenço Albino de Macedo, abriu uma pequena e rústica casa de comércio.

Outros seguiram-lhe os passos e logo formou-se um aglomerado humano. Erigiu-se uma capela em homenagem à São José.

A pequena povoação foi elevada à categoria de Freguesia, mercê do seu desenvolvimento, recebendo a denominação de São José do Paranapanema.

Vicente Romualdo da Cruz, e sua esposa resolveram face ao desenvolvimento da Freguesia e tendo em consideração a necessidade de alargar o Patrimônio do padroeiro da Freguesia de São José, para que particulares não fossem chamando para si os terrenos contíguos do lugar da povoação, doar uma porção de suas terras (Escritura Pública lavrada a 02 de março de 1881, em Capão Bonito).

Em 1901, o Major Felício João da Silva, João Paulo e José Paulo do Amaral e outros, pleiteavam elevar a Freguesia à categoria de Distrito de Paz.

Conseguiram-no em 20 de outubro de 1902, com a Lei nº 848, quando a Freguesia passou a denominar-se São José do Guapiara.

A população em 1916, abastecia-se com a água vinda do Manancial do Ribeirão das Velhas e um chafariz na Cidade era a fonte de distribuição.

Com a abertura da rodovia São Paulo -Paraná, que recortava o Território Municipal, Guapiara entrou em fase de progresso.

Data de 1938 a chegada dos primeiros lavradores japoneses. Foi notável a colaboração que estes imigrantes emprestaram á lavoura local, que entrou em fase de grande produção.

Formado originariamente dos Distritos policiais de São José do Paranapanema e da Capela Boas Vista, no Município de Capão Bonito.

Esses Distritos constituíram o Distrito de Paz de São José do Guapiara com Sede na Povoação de São José do Paranapanema, pela Lei nº 848, de 20 de outubro de 1902.

A lei nº 975, de 20 de dezembro de 1905, reduziu o nome para Guapiara.

Como Município, foi constituído com um só Distrito de Paz: Guapiara.

GENTÍLICO: GUAPIENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de São Jose de Guapiara, por lei estadual nº 848, de 20 de outubro de 1902, subordinado ao município de Capão Bonito.

Pela lei estadual nº 975, de 20-12-1905, o distrito de São José de Guapiara passou a denominar-se Guapiara.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Capão Bonito o Distrito de Guapiara.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Guapiara figura no município de Capão Bonito.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Guapiara figura, no município de Capão Bonito.

Elevado à categoria de município com a denominação de Guapiara, por lei Estadual nº 233, de 24­12-1948, desmembrado de Capão Bonito. Sede no antigo distrito de Guapiara. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica distrital
São José de Guapiara para Guapiara alterado, pela lei estadual nº 975, de 20-12-1905.