Campo Do Brito

Sergipe

História de Campo Do Brito - SE

Campo do Brito Sergipe - SE

A colonização da Região a que pertence o Município de Campo do Brito liga-se às primeiras concessões de sesmarias no vale do rio Vaza-Barris. Os padres jesuítas obtiveram terras em sesmaria, a 10 de março de 1601, "junto à serra da Cajaíba,.na tapera de Pirapoan, entre o vale do Vaza-Barris, a serra de Itabaiana e, subindo o rio, até àquele pico". Da mesma forma, foram dadas terras a Francisco da Silveira e muitos outros, cobrindo todo este sertão.

A tradição guardou o nome de uma família - Brito - que usou estes campos para a criação de seus animais, e que, apesar de não ter deixado vestígios ou descendência conhecida, deu nome ao local
- Campo do Brito.

Acredita-se que o primeiro povoamento que deu origem à atual cidade data de época posterior ao domínio holandês em Sergipe, quando seus remanescentes aí fixaram residência, passando a viver da agricultura e pecuária.

Gentílico: campo-britense

Distrito criado com a denominação de Campo do Brito, pela lei nº 135, de 30-01-1845.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Campo Brito figura no município de Itabaiana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campo Brito, pela lei estadual nº 624, de 19-10-1912, desmembrado de Itabaiana. Sede no antigo distrito de Campo do Brito ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1913
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.