Treviso

História de Treviso - SC

Treviso - SC

:

Treviso, assim como outros municípios da região sul, foi fundado por imigrantes italianos, em 1891. Sua denominação é inspirada na província de mesmo nome, pertencente à região do Vêneto, situada no norte da Itália e terra de origem da maioria de seus colonos.

Subordinado a Urussanga, o povoado tornou-se distrito em 1933, com o nome de Nova Treviso. Em 1958, seu território passa ao controle de Siderópolis, quando esta cidade emancipara-se. Pela lei estadual nº 9864, de 08 de julho de 1995, Treviso é desmembrada de Siderópolis, constituindo novo município.

A produção agropecuária, durante o início do século XX, fora para a subsistência. Conforme desenvolvia-se a economia mineira sul-catarinense, surgiam as madeireiras, que aproveitavam a força da água de rios e cachoeiras, como também a rica flora da região. A vida rural ainda é muito característica do lugar, cuja população, em 2008, é de 3.644 habitantes, segundo estimativa do IBGE. Atualmente suas atividades econômicas principais são a agricultura e a mineração do carvão.

É destaque em Treviso a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, com área de 7.600 hectares e que se estende entre os municípios de Treviso, Siderópolis e Nova Veneza, nos beirais da Serra Geral. Cachoeiras, fauna e flora diversificadas constituem grande riqueza natural.