Rio Do Sul

História de Rio Do Sul - SC

Na segunda metade do século XIX, o engenheiro Emílio Odebrecht foi incumbido pelo doutor Hermann Blumenau de estudar as possibilidades de povoamento da zona, onde viria a surgir o atual município de Rio do Sul. A única rota então existente era uma picada através das matas e montanhas, que ligava Blumenau ao município de Curitibanos. Logo em seguida, o cidadão Eduardo Hoehrhan, que melhorou a picada de Aquidabã (indaial) até Campo Ilhéu, chegou à região, onde logo depois foi construída a linha telegráfica de Blumenau a Lajes. Chegou também, vindo de Aquidabá, Carlos Schoroeder, para efetuar, por intermédio de rústica balsa, a travessia de pedestre e animais pelo rio Itajaí-Açu. Entretanto, hostilizado pelo indígenas que infestavam a região, sua permanência foi rápida. A fim de evitar que pedestres e animais fossem impedidos de atravessar o rio, em demanda de suas terras, ficou encarregado desse serviço Basílio Corrêa Negredo, auxiliado por seus filhos, João Basílio e Carlos Corrêa Negredo, primeiros moradores que se fixaram na região.

Em 1905, aumentou a imigração de origem alemã para Rio do Sul. Dessa data em diante, intensificou-se o povoamento da zona, até que, em 1930, foi criado o município de Rio do Sul.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Rio do Sul, pela Lei Estadual n.º 1.708, de 10-10-1930, sendo desmembrado de Blumenau. Sede no atual distrito de Rio do Sul. Constituído de 2 distritos: Rio do Sul e Taió. Instalado em 15-04-1931.

Pelo Decreto Estadual n.º 332, de 07-03-1933, é criado o distrito de Pouso Redondo e anexado ao município o Rio do Sul.

Pelo Decreto Estadual n.º 333, de 07-03-1933, é criado o distrito de Trombudo Central e anexado ao município de Rio do Sul.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído de 4 distritos: Rio do Sul, Pouso Redondo, Taió e Trombudo Central.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943, é criado o distrito de Lontras e anexado ao município de Rio do Sul.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948 o município é constituído de 5 distritos: Rio do Sul, Lontras, Pouso Redondo, Taió e Trombudo Central.

A Lei Estadual n.º 247, de 30-12-1948, desmembra do município de Rio do Sul o distrito de Taió, elevado à categoria de município. Sob a mesma Lei é criado o distrito de Rio D`Oeste e anexado ao município de Rio do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 5 distritos: Rio do Sul, Lontras, Pouso Redondo, Rio D Oeste e Trombudo Central.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Municipal n.º 301, de 1-05-1957, é criado o distrito de Laurentino e anexado ao município de Rio do Sul.

A Lei Estadual n.º 348, de 21-06-1958, desmembra do município do Rio do Sul os distritos de Pouso Redondo, Rio D`Oeste e Trombudo, elevados à categoria de municípios.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 3 distritos: Rio do Sul, Laurentino e Lontras.

Pela Lei Estadual n.º 637, de 23-12-1960, são criados os distritos de Agronômica e Alto Rio do Sul e anexados ao município de Rio do Sul.

A Lei Estadual n.º 791, de 19-12-1961, desmembra do município de Rio do Sul o distrito de Lontras, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 830, de 12-06-1962, desmembra do município de Rio do Sul o distrito de Laurentino, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 3 distritos: Rio do Sul, Agronômica e Alto Rio do Sul.

A Lei Estadual n.º 958, de 08-04-1964, desmembra do município de Rio do Sul o distrito de Aurora, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 959, de 08-04-1964, desmembra do município de Rio do Sul o distrito de Agronômica, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.