Presidente Médici

Rondônia

História de Presidente Médici - RO

Em 1915, surgem os primeiros registros sobre a origem do município de Presidente Médici, da passagem da comissão de Rondon pela região. Dados constantes do relatório da Comissão de Rondon daquele ano informam que a região era habitada por seringueiros e trabalhadores do seringal São Pedro do Muqui.

Os primeiros colonos chegaram ao local da margem da rodovia BR 364, a partir da década de 60, instalando-se em quatro barracas ao lado do lamaçal que cobria a estrada. A localidade ficou conhecida como "Trinta e Três" por estar a 33 km da Vila de Rondônia, atual cidade de Ji-Paraná.

A imigração ficou mais intensa a partir de 1970, onde originou os conflitos litigiosos com o proprietário das terras, Sr. José Milton de Andrade Rios, que acusava os colonos imigrantes de grileiros e invasores de suas terras. As terras ocupadas pelos colonos estavam situadas entre os igarapés Preto e Leitão, que segundo o pretenso proprietário, faziam parte da Fazenda Presidente Hermes, de sua propriedade.

O INCRA tentava impedir a fixação dos colonos no local por não haver uma definição sobre a posse de terras, quanto se era do senhor Milton Rios ou da União. O lugarejo crescia com a chegada de novos colonos. Diante da situação, o INCRA/RO criou o setor Leitão que era uma extensão do Projeto Integrado de Colonização Outro Preto para assentar dentro das normas os colonos. O vilarejo ficou como sede do projeto que surgia.

O nome foi definido em plebiscito pelo moradores.

Distrito criado com a denominação de Presidente Médici, pelo Decreto Federal 6.448, de 11-10-1977, 1978, subordinado ao município de Ji-Paraná.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Presidente Médici, figura no município de Ji-Paraná.

Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Médici, pela Lei n.º 6.921, de 16-06-1981, desmembrado do município de Ji-Paraná. Sede no atual distrito de Presidente Médici (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 5 distritos: Presidente Médici, Estrela de Rondônia, Novo Riachuelo, Vila Bandeira Branca e Vila Camargo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.