Costa Marques

Rondônia

História de Costa Marques - RO

A região limitada pelo município começou a ser ocupada a partir do fim do século XVII, intensificando-se no século XVIII. Inicialmente se estabeleceram os espanhóis fundando as missões de São Simão, na foz do rio Corumbiara, e de São Miguel na foz desse rio e de Santa Rosa, a uns 4 Km abaixo da atual cidade de Costa Marques.

A denominação de Costa Marques foi dada pelo Governador do estado de Mato Grosso em homenagem ao homem público, Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques, sexto presidente desse Estado no período de 1911 à 1915.

Distrito criado com a denominação de Costa Marques, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11-10-1977, subordinado ao município de Guajará-Mirim.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Costa Marques figura no município de Guajará-Mirim.

Elevado á categoria de município com a denominação de Costa Marques, pela Lei Federal n.º 6.921, de 16-06-1981, desmembrado do município de Guajará-Mirim. Sede no atual distrito de Costa Marques (ex-localidade). Constituído de 3 distritos: Costa Marques, Pedras Negras e Principe da Beira, todos desmembrados do município de Guajará-Mirim. Instalado em 05-10-1983.

Em divisão territorial datada de I-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Costa Marques, Pedras Negras e Principe da Beira.

Pela Lei Estadual n.º 104, de 20-05-1986, o distrito de Pedras Negras foi extinto, sendo sua área anexada ao novo município de Alta Floresta DOeste.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Costa Marques e Principe da Beira.

Pela Lei Municipal n.º 135, de 04-10-1993, é criado o distrito de São Francisco do Guaporé e anexado ao município de Costa Marques.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 2 distritos: Costa Marques e São Francisco do Guaporé.

Pela Lei Estadual n.º 644, de 27-12-1995, alterada em seus limites pela leio estadual n.º 771, de 07-04-1998, desmembra do município de Costa Marques o distrito de São Francisco do Guaporé. Elevado à categoria de município.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.