José Da Penha

Rio Grande do Norte

História de José Da Penha - RN

José da Penha Rio Grande do Norte RN

No ano de 1934, nas proximidades do cimo da serra da Mata, mais precisamente num dos contornos do riacho Aroeira teve início um povoamento que recebeu o nome Mata.

Em 1942, o povoado já estava com seu núcleo de desenvolvimento definido, contava com uma feira semanal, tinha uma capela, cemitério e uma escola em funcionamento. A história do povoado Mata está ligada de certa forma a do jornalista e Capitão do Exército, José da Penha Alves de Souza, um angicano idealista, orador e autor de livros sobre assuntos militares e filosóficos.

No dia 31 de dezembro de 1958, pela Lei nº 2.351, o povoado de Mata, desmembrou-se de Luís Gomes e passou a se chamar José da Penha numa escolha feita pela população local, e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: josé-penhense

Distrito criado com a denominação de José Penha ex-povoado, pela lei estadual nº 901, de 10-11-1953, subordinado ao município de Luís Gomes.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de José da Penha, figura no município de Luís Gomes.

Elevado à categoria de município com a denominação de José da Penha, pela lei estadual nº 2351, de 31-12-1958, desmembrado do município de Luís Gomes. Sede no atual distrito de José da Penha ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-02-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 3013, de 19-12-1963, é criado o distrito de Major Felipe e anexado ao município de José da Penha.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município José Penha é constituído de 2 distritos: José da Penha e Major Felipe.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.