Januário Cicco

Rio Grande do Norte

História de Januário Cicco - RN

O povoamento das terras que constituem o município de Boa Saúde teve início na primeira metade do século XIX, com a expansão de São José de Mipibu. Documentos comprovam a existência de habitantes na região bem antes de 1859.

Existe mais de uma versão quanto à origem do nome Boa Saúde. Uma de que romeiros teriam trazido a imagem de Nossa Senhora da Saúde, do Juazeiro no Ceará, e que a partir daí o povoado passou a chamar-se Boa Saúde. Outra de que a família Cachoeira teria construído uma capela dedicada à Nossa Senhora da Saúde, depois que uma pessoa da família curar-se ao se banhar no rio onde existia muito muçambê. E, ainda, de que um viajante teria adoecido e ao ficar curado quando de passagem pela localidade, hospedado na casa de Antônio Badamero, teria exclamado: este é um lugar abençoado, um lugar de muita saúde.

O movimento pela emancipação política foi iniciado no final da década de 1940, tendo como principais lideranças Antônio Augusto de Souza, Manoel Teixeira de Souza e Manoel Ribeiro de Andrade. A criação do município ocorreu em 11 de dezembro de 1953, com a denominação de Januário Cicco, em homenagem ao Dr. Januário Cicco, médico nascido em São José de Mipibu.

Depois de 37 anos como Januário Cicco, em 02 de fevereiro de 1991, o município voltou a chamar-se Boa Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação de seus habitantes, alicerçada na tradição e na devoção à Nossa Senhora da Saúde.

Distrito criado com a denominação de Boa Saúde pelo Decreto Estadual n.º 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de São José de Mapibú.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o distrito de Boa Saúde figura no município de São José de Mipibú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Januário Cicco pela Lei Estadual n.º 996, de 11-12-1953, sendo desmembrado de São José de Mapibú. Sede no atual distrito de Januário Cicco ex-Boa Saúde. Constituído de 2 distritos: Januário Cicco e Lagoa Salgada, ambos desmembrados do município de São José de Mapibú. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Januário Cicco e Lagoa Salgada. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

A Lei Estadual n.º 2.747, de 07-05-1962, desmembra do município de Januário Cicco o distrito de Lagoa Salgada, elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 2.929, de 24-09-1963, é criado o distrito de Córrego de São Mateus e anexado ao município de Januário Cicco.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 2 distritos: Januário Cicco e Córrego de São Mateus. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Sua denominação foi alterada de Januário Cicco para Boa Saúde, pela Emenda da Câmara Municipal n.º 01, de 02-02-1991 (a ser efetivada quando houver homologação por Lei Estadual).

Em divisão territorial datada de 1991 o município é constituído de 2 distritos: Januário Cicco e Córrego de São Mateus. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.