Ipanguaçu

Rio Grande do Norte

 

História de Ipanguaçu - RN

Ipanguaçu Rio Grande do Norte - RN


O pequeno povoado, originado de uma fazenda de gado, instalada pelo Coronel Ovídio Montenegro, em 1815, chamou-se primitivamente Sacramento.

Segundo a lenda, o nome dado em função da queda fatal ocorrida a um certo vaqueiro, em sua façanha de derrubar uma rês, na ocasião em que passava pelo local um sacerdote que, ao vê-lo ofegante, ministrava-lhe o Sacramento da extrema-Unção.

No início do século, o pequeno povoado, pertencente ao município de Santana dos Matos, já em desenvolvimento, conseguiu a instalação de uma feira livre, que recebeu apoio total do presidente da intendência municipal.

De Ipã-guaçu, ilha grande, nome de um pagé, guerreiro potiguar, que decisivamente auxiliou a fixação colonizadora dos portugueses no Potengi, o nome pode também estar associado ao fato de a cidade se achar encravada entre o rio Piranhas ou Açu e o rio Pataxó.

Gentílico: ipanguaçuense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Sacramento, pelo decreto estadual nº 603, de 31-101938, subordinado ao município de Santana do Matos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Sacramento, figura no município de Santana do Matos.

Pelo decreto estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Sacramento passou a denominar-se Ipanguaçu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipanguaçu, pela lei estadual 146, 2312-1948, desmembrado de Ipanguaçu. Sede no antigo distrito de Ipanguaçu ex-povoado de Sacramento. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Sacramento para Ipanguaçu alterado, pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2022 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade