Equador

Rio Grande do Norte

História de Equador - RN

Equador Rio Grande do Norte - RN

Na vizinhança do Rio dos Quintos, a povoação teve início em 1856, quando o sr. Simão Gomes da Silva, pagando uma promessa doou um terreno para a construção de uma capela em homenagem a São Sebastião. Inicialmente chamada de Periquito, devido ao grande número de pássaros dessa espécie existente nessa localidade, o Povoado em 1917, passou a se chamar Equador, em cumprimento a ordem vinda da Intendência de Jardim do Seridó, na época município Sede.

Gentílico: equatoriano

Distrito criado com a denominação de Equador, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinando ao município de Parelhas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Equador, figura no município de Parelhas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Equador, por lei estadual nº 2799, de 11-05-1962, desmembrado de Parelhas. Sede no antigo distrito de Equador. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.