Cerro Corá

Rio Grande do Norte

História de Cerro Corá - RN

Cerro Corá Rio Grande do Norte - RN

AS PRIMEIRAS penetrações ocorreram no final do século XVII, com a chegada de uma expedição destinada a reprimir a sublevação dos índios canindés e janduís, habitantes da região.

Em 1764, recebendo duas datas de terras, Adriana Holanda de Vasconcellos tornou-se a primeira proprietária no atual Município. Posteriormente, doou parte da serra à Nossa Senhora de Santana, surgindo, daí, o nome Serra de Santana, estendido a todo o sistema de serras vizinhas.

O local da atual Cidade era ocupado, em 1886, pelo sítio Barro Vermelho, pertencente ao Major Lula Gomes, que ali fundou o Povoado, conhecido como Caraúbas, nome de uma espécie vegetal encontrada no lugar.

Em 1922, o Povoado teve seu nome mudado para Cerro Corá, uma homenagem ao derradeiro momento histórico da guerra do Paraguai.

Gentílico: cerro-coraense

Distrito criado com a denominação de Cerro-Corá, pela lei estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinado ao município Currais Novos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Cerro-Corá, figura no município de Currais Novos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cerro-Corá, pela lei estadual nº 1031, de 11-12-1953, desmembrado de Currais Novos. Sede no antigo distrito de Cerro-Corá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.