Augusto Severo

Rio Grande do Norte

História de Augusto Severo - RN

Os primeiros habitantes da Serra Cepilhada (denominada atualmente de serra de João do Vale) foram os índios Pêgas, pertencentes à nação dos tapuias que habitavam os sertões. Embora existam registros que comprovam a presença humana nas terras do município em períodos bem mais remotos por volta de 4.000 a 3.000 anos atrás: essa afirmação tem embasamento mas inúmeras gravuras e pinturas rupestres espalhadas pelo território municipal, sendo que nesse aspecto podemos destacar as gravuras da Fazenda Boa Vista (laje do menino), do Assentamento Nova Vida, da Santa Maria, do Creca e as pinturas rupestres na pedra do moleque no pé da serra do Cuó e na Santa Maria entre tantas outras.

A área onde se localiza o município começou a ser colonizada pelo homem branco nas primeiras décadas do século XVIII, com a construção da Fazenda Campo Grande, pelo Capitão-mor Manoel Ignácio DOliveira Gondim, também chamado de Capitão Gondim.

A região passou a se chamar Campo Grande devido às extensas campinas situadas à margem esquerda do rio Upanema, campinas essas bastantes propícias à atividade agro-pastoril.

Nos idos de 1761, o sargento-mor João do Vale Bezerra adquiriu, em hasta pública, as terras da serra Cepilhada, pertencentes anteriormente ao português Gondim, surgindo então à povoação de Campo Grande e a história de uma serra que com o passar do tempo passou a ser chamada de Serra de João do Vale.

Foram construídas casas para a família e descendentes de João do Vale e foi edificada uma capela em homenagem à Senhora SantAna.

Distrito criado com a denominação de Campo Grande pela Resolução Provincial n.º 17, de 31-10-1837, subordinado ao município de Caraúbas.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Campo Grande pela Lei Provincial n.º 414, de 04-09-1858.

Pela Lei Provincial n.º 601, de 05-03-1868, a vila foi extinta.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Triunfo, pela Lei Provincial n.º 613, de 30-05-1870, sendo desmembrado de Caraúbas. Instalada em 07-01-1871.

Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Augusto Severo, pela Lei Estadual n.º 197, de 28-08-1903.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual n.º 603, de 31-10-1938, é criado o distrito de Upanema e anexado ao município de Augusto Severo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Augusto Severo e Upanema.

A Lei Estadual n.º 874, de 16-09-1953, desmembra do município de Augusto Severo o distrito de Upanema, elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 57, de 21-12-1953, é criado o distrito de Paraú e anexado ao município de Augusto Severo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Augusto Severo e Paraú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

A Lei Estadual n.º 2.781, de 10-05-1962, desmembra do município de Augusto Severo o distrito de Paraú, elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 2.977, de 08-11-1963, é criado o distrito de Triunfo e anexado ao município de Augusto Severo.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Augusto Severo e Triunfo.

A Lei Estadual n.º 6.303, de 26-06-1992, desmembra do município de Augusto Severo o distrito de Triunfo, elevado à categoria de município com a denominação de Triunfo Potiguar.

O Decreto Municipal nº. 155, de 06-12-1991, altera o nome do município novamente para Campo Grande. Decreto este a ser efetivado quando houver homologação por Lei Estadual.

Em divisão territorial datada de 2014 o município aparece com o nome de Augusto Severo e é constituído do distrito sede.