Água Nova

Rio Grande do Norte

História de Água Nova - RN

Água Nova Rio Grande do Norte - RN

Às margens do riacho do Meio a existência de um bebedouro gerou um hábito nos moradores das proximidades que ali encontraram água de boa qualidade, farta e nova.

Era o início da comunidade de Água Nova que no princípio ficou conhecida como NossaSenhora de Fátima de Água Nova. A localidade estava numa área de fazendas e pequenas propriedades, que começava a estender-se, mas apresentava um crescimento de maneira muito lenta.

A partir de 27 de dezembro de 1963, por força da Lei nº 3.041, Água Nova desmembrou-se de Riacho de Santana e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: água-novense

Distrito criado com a denominação de Água Nova, pela lei estadual nº 2877, de 04-04-1963, subordinado ao município de Riacho de Santana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Água Nova, pela lei estadual nº 3041,de 27-12-1963, desmembrado de Riacho de Santana. Sede no atual distrito de Água Nova. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-12-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.