Rolândia

Paraná

História de Rolândia - PR

A cidade de Rolândia foi fundada pela Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da Paraná Plantation Ltda, cujos donos eram ingleses. No dia 29 de junho de 1934, iniciou-se a construção da primeira casa no perímetro urbano, o Hotel Rolândia. Daí para frente as construções se sucederam e uma próspera vila emergiu no local da mata. Nascia Rolândia.

A fama da fertilidade da terra roxa se espalhou por todos os rincões do país e o norte do Paraná ficou sendo conhecido como a canaã brasileira. Logo, estrangeiros mineiros, paulistas, baianos e filhos de imigrantes alemães radicados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul estavam povoando e construindo Rolândia. Os imigrantes estrangeiros foram direcionados a se estabelecerem aqui, ou por alguma sociedade que cuidava da imigração, ou por orientação da própria Companhia de Terras.

Dos imigrantes estrangeiros que colaboraram no desenvolvimento de Rolândia, destacam-se japoneses, alemães, italianos, portugueses, espanhóis, sírio-libaneses, húngaros, suíços, poloneses, tchecos, austríacos, entre outros. O nome de Rolândia é de origem germânica, nome dado em homenagem a Roland, legendário herói alemão, que na Idade Média guerreava ao lado de seu tio, Carlos Magno, e seu lema era lutar pela liberdade e Justiça.

Distrito criado com a denominação de Rolândia pelo Decreto-lei Estadual n.º 7.573, de 20-10-1938, subordinado ao município de Londrina.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943, o distrito de Rolândia figura no município de Londrina.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caviúna, pelo Decreto-lei Estadual n.º 199, de 30-12-1943, sendo desmembrado de Londrina. Sede no atual distrito de Caviúna. Constituído de 2 distritos: Caviúna e Arapongas. Instalado em 1944.

Pela Lei Estadual n.º 2, de 10-10-1947, o município de Caviúna tomou a denominação de Rolândia. A mesma Lei desmembra do município de Rolândia o distrito de Arapongas. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, foram criados os distritos de Pitangueiras e São Martinho e anexados ao município de Rolândia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 3 distritos: Rolândia, Pitangueiras e São Martinho. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela Lei Estadual n.º 5.182, de 17-11-1965, é criado o distrito de Nossa Senhora da Aparecida e anexado ao município de Rolândia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Rolândia, Nossa Senhora da Aparecida, Pitangueiras e São Martinho. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

A Lei Estadual n.º 9.389, de 28-09-1990, desmembra do município de Rolândia o distrito de Pitangueiras, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 3 distritos: Rolândia, Nossa Senhora da Aparecida e São Martinho. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.