Rio Branco Do Ivaí

Paraná

História de Rio Branco Do Ivaí - PR

A ocupação do território que hoje constitui o município de Rio Branco do Ivaí vem do começo do século XX. Os primeiros a movimentarem a região foram os safristas, via Reserva e Cândido de Abreu. Depois vieram os madeireiros, que conseguiram dizimar extensas florestas de araucárias.

Fez história no lugar o sr. José Ruivo, desbravador das terras da antiga Leão Júnior. Um dos primeiros comerciantes foi Antônio Siknel. A área onde está assentado o sítio urbano pertencia a Ari Borba Carneiro, antigo comprador de suínos da região.

O loteamento da localidade foi realizado por Leônidas Borba Carneiro, filho do pioneiro Ari Carneiro.

O nome da cidade é referência ao rio Branco, que nas proximidades do sítio urbano oferece bela queda d´água, atualmente chamada de Véu de Noiva. O termo "do Ivaí", de origem geográfica, foi acrescentado para diferenciá-lo de município homônimo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rio Branco do Ivaí, pela Lei Estadual n.º 11.258, de 21-12-1995, desmembrado de Grandes Rios e Rosário do Ivaí. Sede no distrito de Rio Branco do Ivaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.