Jardim Alegre

Paraná

História de Jardim Alegre - PR

A colonização do município de Jardim Alegre teve início em 1952, tendo à frente Genibre Aires Machado, Pedro Machado, Renato Machado, Godofredo Aires Machado e Acincino Aires Vidal, proprietários da fazenda Rancho Alegre.

A placa indicatória da fazenda ficava na estrada que ligava Ivaiporã a Faxinal, o que fez os viajantes e moradores do local denominarem o mesmo de Placa Rancho Alegre.

A mudança da denominação do povoado não se fez esperar. Tão logo inteiraram-se dos nomes dos proprietários da fazenda, passaram a chamá-lo Patrimônio Três Machado, o qual perdurou até a escolha do nome Jardim Alegre que permanece até nossos dias.

A exemplo de seus dois municípios vizinhos, São João do Ivaí e Ivaiporã, Jardim Alegre também nasceu em terras da sociedade Territorial Ubá Ltda., de propriedade da família Barbosa Ferraz.

Distrito criado com a denominação de Jardim Alegre, pela Lei Estadual n.º 4.367, de 24-05-1961, subordinado ao município de Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Jardim Alegre, figura no município Ivaiporã.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jardim Alegre, pela Lei Estadual n.º 4.859, de 28-04-1964, desmembrado do município Ivaiporã. Sede no atual distrito de Jardim Alegre (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Jardim Alegre e Ubá do Sul, ambos desmembrados de Ivaiporã. Instalado em 14-12-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Jardim Alegre e Ubá do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 7.108, de 17-1-1979, o distrito de Ubá do Sul tomou a denominação de Lidianópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Jardim Alegre e Lidianópolis (ex-Ubá do Sul).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual n.º 9.289, de 05-06-1990, é desmembrado do município de Jardim Alegre o distrito Lidianópolis. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.