Santa Cruz Do Capibaribe

Pernambuco

História de Santa Cruz Do Capibaribe - PE

Sua história remonta a 1750, quando o português Antônio Burgos que ,por recomendações médicas, procurava um local que favorecesse sua saúde, construiu uma cabana de taipa para se alojar com sua família e escravos na confluência do rio Capibaribe com o riacho Tapera.

O seu nome se origina da grande cruz de madeira que colocou em frente a uma capela que mandou construir próxima a sua casa, a partir da qual teve início o povoamento. O crucifixo é conservado até hoje na igreja matriz.

O distrito de Santa Cruz foi criado em 1892, subordinado ao município de Taquaritinga. Em 1943 o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga passou a denominar-se Taquaritinga do Norte. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe em 1953.

Distrito criado com a denominação de Santa Cruz pela Lei Municipal n.º 2, de 18-04-1892, subordinado ao município de Taquaritinga.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Santa Cruz figura no município de Taquaritinga. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 952, de 31-12-1943, o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga passou a denominar-se Taquaritinga do Norte.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o distrito de Capibaribe figura no município de Taquaritinga do Norte.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe pela Lei Estadual n.º 1.818, de 29-12-1953, sendo desmembrado do município de Taquaritinga do Norte. Sede no atual distrito de Santa Cruz do Capibaribe. Constituído de 2 distritos: Santa Cruz do Capibaribe e Pará, ambos desmembrados do município de Taquaritinga do Norte. Instalado em 09-05-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Santa Cruz do Capibaribe e Pará.

Pela Lei Municipal n.º 54, de 15-03-1958, é criado o distrito de Poço Fundo e anexado ao município de Santa Cruz do Capibaribe.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 3 distritos: Santa Cruz do Capibaribe, Pará e Poço Fundo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.