Uruará

Pará

História de Uruará - PA

Uruará Pará - PA

No ano de 1972, surge no km 180, trecho Altamira/Itaituba, ao longo da Rodovia Transamazônica (BR 230), uma escolinha, que serviu de marco fundamental para a construção de casas aos arrendores, dando origem à Agropoles Uruará.

A partir da escola, aumenta a atração de novos habitantes, visando a educação de seus filhos. Juntamente com o crescimento da cidade, cresce também o entusiasmo de seus moradores em busca de maior desenvolvimento. Grupos organizados começam a aparecer. A busca por melhorias se torna o objetivo árduo daquele povo.

Ainda no final da década de 70, chega a Agrópoles Uruará, mais professores oriundos da Instituição Religiosa La Salle e outros, que se fixaram e encamparam a luta educacional, implantando o Ensino Fundamental.

Já no início da década de 80, os ânimos estavam direcionados à emancipação política, pois não aceitavam mais serem regidos pelo Município de Prainha, devido a distância e ao não atendimento das necessidades.

No ano de 1986, o sonho de emancipação torna-se realidade. Agora, havia a finalidade de solidificar as estruturas políticas, sociais, econômicas e educacionais que desse a base de sustentação do promissor município.

Após a criação do município de Uruará, buscou-se implantar a Educação, trazendo para seus município o Ensino Médio, dando oportunidade de qualificação aos filhos daqueles que acreditavam e permaneceram nesta terra.

Gentílico: uruaraense

Elevado à categoria de município com a denominação de Uruará, pela lei estadual nº 5435, de 05-05-1988, desmembrado Prainha. Sede no antigo distrito de Uruará. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Em divisão territorial datada de 2005, o município aparece constituído de 2 distritos: Uruará e Alvorada.