São João Da Ponta

Pará

História de São João Da Ponta - PA

São João da Ponta Pará - PA

Com uma área de 230 km e uma população de 3.877 (segundo IBGE, o que é contestado pela prefeitura local, que conforme levantamentos preliminares conta com população de aproximadamente 6.150 hab.) os cidadãos pontense sentiam na pele o desinteresse de seguidas administrações da cidade-mãe, São Caetano de Odivelas, por aqueles que moravam nestas paragens. Há muito que revindicavam Posto de Saúde, estradas, escolas, creches enfim reivindicavam cidadania.

Como Vila de São João da Ponta, a mesma existe há aproximadamente cem anos e não tem ainda a sua história oficial escrita.

Conta-se porém que foram os antigos aviadores comerciantes que no início do século aqui se aportaram e fundaram-na.

Gentílico: são joão pontense ou pontense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de São Caetano do Odivelas, o distrito de São João da Ponta.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de São João da Ponta permanece no município de São Caetano do Odivelas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São João da Ponta permanece no município de São Caetano de Odivelas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de São João da Ponta, pela lei estadual nº 5920, de 27-12-1995, desmembrado de São Caetano de Odivelas. Sede no antigo distrito de São João da Ponta. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.