Magalhães Barata

História de Magalhães Barata - PA

Magalhães Barata
Pará - PA

As terras do atual Município de Magalhães Barata, situado na zona fisiográfica do Salgado, pertenceram em tempos passados, ao Município de Marapanim. Quanto aos seus fundamentos históricos, são desconhecidos. Sabe-se porém, que em 1936, já figurava como distrito judiciário daquele município, com o nome de Cuinarana.

Entretanto, essa situação perdurou até 1938, quando, perdendo o predicado anterior, passou a integrar a zona do distrito-sede de Marapanim, donde foi restaurado no mesmo ano.

Em 1961, Cuinarana foi elevada à categoria de município com a denominação de Magalhães Barata, em homenagem ao lider político paraense, do período republicano, Joaquim de Magalhães Cardoso Barata.

Gentílico: magalhães-baratense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Marapanim, o distrito de Cuinarana.

Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, o distrito de Cuinarana é extinto, sendo seu território anexado ao distrito de sede de Marapanim.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, é recriado o distrito de Cuinarana e anexado ao município de Marapanim.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Cuinarana permanece no município de Marapamim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Magalhães Barata, pela eli estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Marapanim e Maracanã. Sede no atual distrito de Magalhães Barata. Ex-Cuinarana. Constituído 2 distritos: Magalhães Barata e Cafezal. Criado pela mesmal lei do município. Instalado em 27-03-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Magalhães Barata e Cafezal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital
Cuinarana para Magalhães Barata, alterado pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961.