Minas Gerais - MG
As mais antigas crônicas relatam que os primeiros a pisarem nas terras pertencentes ao Município de Bicas, foram os Tropeiros, que aqui estabeleciam pausadas provisórias, abrigando-se em choupanas cobertas de taboas. Ficou conhecida a princípio por "arraial das Taboas", topônimo originado das águas que corriam das coberturas de taboas, que por ocasião das fortes chuvas, caiam em grossas "Bicas".
Uma segunda versão diz que, neste pouso , os tropeiros de passagem tinham as suas "Bicas" , onde se abasteciam de água, para continuarem a viagem com suas mercadorias.
O povoado desenvolvido ao redor da estação ferroviária, no auge da produção cafeeira, era o centro exportador do produto. A criação e o comércio de gado, determinaram a ocupação e progresso da região. A instalação das oficinas da então Leopoldina Railway, veio fortalecer o desenvolvimento da localidade.
O Povoado que deu origem à atual cidade de Bicas, surgiu no século XIX, tendo sido levada à categoria de Distrito, em 19/09/1890, incorporado, então , ao Município de Mar de Espanha. Passou o referido Distrito a integrar, nesse mesmo ano, ao Município de Guarará. Bicas permaneceu como parte integrante de Guarará até 1923, quando foi emancipado.
A independência de Bicas se deu no dia 07/09/1923, sendo instalado no dia 01/01/1924 e foi elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 893 em 10/09/1925.
A Comarca, no entanto, só foi criada e instalada em 29/06/1935, sendo hoje, composta pelos Municípios de Bicas, Guarará, Maripá de Minas e Pequeri.
Gentílico: biquense
Fonte: IBGE