O Município situa-se junto à zona turística do Circuito das Montanhas Mágicas da Mantiqueira, numa região de transição do planalto de Cruzília, a leste, e o maciço da Mantiqueira, a oeste. Em outubro, a cidade comemora a festa da padroeira, com missas, procissão e outros atrativos para as crianças da cidade e dos municípios vizinhos.
A produção anual de leite, na sua quase totalidade são exportados para Bom Jardim de Minas e Andrelândia. A agricultura é a de subsistência. O alto do Curralinho, com 1379 metros de altitude, é seu ponto mais elevado. Pertence a Bacia do Rio Grande, região dos Circuitos das Águas, sua área é de 89,54 Km2.
Onde hoje está a sede do município existia um paiol (utilizado para guardar milho colhido) do Fazendeiro Juca Pereira, dono de grande parte das terras onde se localizam hoje as cidade de Arantina e o distrito de Rutilo. Ao redor desse paiol foi erguendo um povoado, que se fortaleceu com a chegada da ferrovia Centro Atlântica. Uma outra empresa que fez com a cidade se mantesse em rítmo de crescimento foi a Cerâmica Nossa Senhora Aparecida, hoje já desativada.
O aniversário da cidade é comemorado no dia 01 de março, data sua fundação.
Cidades limítrofes, Bom Jardim de Minas, Andrelândia e Liberdade.
Gentílico - Arantinense.
Fonte: IBGE