ACREDITA-SE terem sido os índios Cataguases os primitivos habitantes da região de Campo Belo, de onde se desmembrou o município de Aguanil. Sabe-se que os primitivos habitantes brancos foram os senhores Joaquim Montenegro Sales e Evaristo Pimenta dos Reis, que erigiram um cruzeiro no local onde hoje se situa o município de Aguanil.
Posteriormente, Herculano Pimenta dos Reis e Maria Claudina de Jesus, doaram uma quarta de terras, onde foi construída uma capela pelas famílias Pimenta, Alves, Felício e Silva. Em torno da capela, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, formou-se o arraial, tendo como causa principal o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. A localização do povoado, ao longo da estrada que ligava a cidade de Campo Belo ao Porto do Jacaré, antigo embarcadouro fluvial no Rio Grande, ligando o sul com o oeste de Minas, foi fator determinante do crescimento do povoado.
A origem do topônimo deve-se ao Ribeirão que corta a cidade e que chama-se Água Limpa. Por transferência de sentido, o município recebe o nome de Aguanil, ou seja águas azuis, claras.
Gentílico: aguanilense
Formação administrativa:
Distrito criado com a denominação de Aguanil ex-povoado pela lei do município deCampo Belo, criado com território do distrito de Campo Belo e com sede no povoado de Água Limpa que passou a denominar-se Aguanil, pela Lei n. 336, de 27-07-1948, que fixou o quadro territorial para o período 1949-53. Permanece no município de Campo Belo no quadro fixado pela Lei n. 1.039, de 12-07-1953 para o período 1954-1958.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Aguanil, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Campo Belo. Sede no antigo distrito de Aguanil. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial de 2007.
Fonte: IBGE