O nome foi escolhido em razão da Fazenda São Luiz, que, por sua vez, foi dado porque João Neto de Campos Carneiro e Vicente Ferreira Adorno, que construíam àquele tempo uma estrada ligando Goiás a Mato Grosso, passaram pelo local no dia de São Luís Gonzaga (21 de junho), justificando o hábito deles de batizar os locais com nomes relacionados às datas pelas quais chegavam nele. Montes Belos veio unir-se ao nome por causa das serras com picos muito finos na entrada da cidade.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de São Luis de Montes Belos (ex-povoado) pela Lei Municipal n.º 19, de 04-10-1948, subordinado ao município de Goiás.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de Goiás.
Elevado à categoria de município com a denominação de São Luis de Montes Belos, pela Lei Estadual n.º 805, de 12-10-1953, desmembrado de Goiás. Sede no atual distrito de São Luis de Montes Belos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.
Pela Lei Municipal n.º 41, de 20-01-1958, é criado o distrito de Rosalândia e anexado ao município de São Luis de Montes Belos.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: São Luis de Montes Belos e Rosalândia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins