Em 1945 o Instituto Nacional de Ensino Pedagógico-INEP- destinou ao município de Natividade recursos financeiros para a construção de um grupo Escolar. O novo estabelecimento de ensino foi localizado na região denominada dos Machados, onde as terras férteis atrairam grande número de lavradores, que com suas famílias foram se agrupando em torno da nova escola, dando início assim à formação do povoado de Pindorama.
Antes da localização do grupo escolar e do início da formação do povoado já residiam na região duas tradicionais famílias Belém e Macário, em suas fazendas de criação de gado. Considerando-se fundadores da cidade os senhores Lino Cesário de Sousa, Benevides Belém e Benedito de Oliveira Costa, primeiros moradores do nascente povoado. A eles se juntaram grande número de forasteiros, vindos principalmente dos estados da Bahia e do Piauí, atraídos pela fertilidade de suas terras e facilidades para adquirí-las.
Em 03 de abril de 1948, pela lei municipal nº 3, o povoado de Pindorama foi elevado à categoria de distrito. Quinze anos após, recebeu a sua autonomia municipal, por força da Lei Estadual nº 4.651 de 08 de outubro de 1963, passando a constituir Termo Judiciário da Comarca de Natividade, sendo oficial e solenemente instalado no dia 1º de janeiro de 1964.
A cidade comemorava no dia 11 de maio de cada ano o dia de sua Santa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Para maior brilhantismo das festividades foram elas transferidas para os dias 11 de junho, época em que poderá ser assistida por um maior número de fieis, já desobrigados de suas tarefas na lavoura.
Foi o seu primeiro Prefeito Municipal o cidadão Manoel dos Santos Rosal, nomeado pelo Governador Mauro Borges Teixeira. Em 3 de outubro de 1965, em eleições livres, foi eleito o cidadão João Martins de Souza, tendo sido empossado no dia 31 de janeiro de 1966 com o vice Prefeito Elpidio Ribeiro de Souza.
O nome Pindorama foi dado por estar a cidade localizada em zona de abundantes palmeiras.
Aos seus habitantes dá-se o nome de pindoramenses.
Pindorama do Tocantins, 1970
Fonte: IBGE