O patrimônio foi aberto, visando a localização de uma cidade sobre a barranca do Rio Paraná, para intercâmbio futuro com o vizinho Estado de Mato Grosso (atual estado de Mato Grosso do Sul).
Com o advento da promulgação da Nova Carta Constitucional do Estado de São Paulo, que liberava a criação de novos municípios, especialmente situados nos limites com outros estados, a população de Paulicéia conseguiu elevar o povoado a município, amparado na Lei Orgânica dos Municípios.
Paulicéia foi elevada a distrito e a município, com terras desmembradas de Gracianópolis (Tupi Paulista), pela Lei nº 233 de 24 de dezembro de 1948. Como município foi constituído com os distritos de paz de Paulicéia, Panorama e Santa Mercedes. Pela Lei nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, foram desmembrados de Paulicéia os distritos de Panorama e Santa Mercedes. Ainda pela Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948, o município de Paulicéia ficou pertencendo à comarca de Lucélia. Foi incorporado à comarca de Dracena, pela Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953, posta em execução em 1º de janeiro de 1954.
Fonte: IBGE