O solo vermelho, com florestas exuberantes, que apresentava plantas indicativas de terra fértil, também, despertou interesse de grupos, tais como: Terra Rica S.A., Oscar Martinez e João Arantes do Nascimento, que se instalaram visando à posse dessas terras com a implantação de agropecuária. Nesta fase, inicia-se a disputa pela terra entre o grupo Terra Rica e colonos pioneiros.
Nos anos de 1973 e 1974, os colonos pressionados pelo poderio desse grupo organizaram-se, através de abaixo-assinado, e reivindicaram do Coordenador Regional do INCRA, Capitão Silvio Gonçalves de Farias, a posse da terra. O INCRA sensibilizado, diligenciou vistorias, constatando, então, a existência de uma área altamente agricultável e devoluta.
Uma vez que foi constatado que tais grupos não tinham documentos das áreas em litígio, possibilitou, dessa forma, a implantação de um Projeto Integrado de Colonização, culminando a Portaria n.º 1.480, de 04 de outubro de 1973, que criou o Projeto Integrado de Colonização Paulo de Assis Ribeiro.
O nome dado à cidade e ao município foi em homenagem ao rio Colorado, no vale do qual ficam suas bases geográficas.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Colorado, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11-10-1977, subordinado ao município de Vilhena.Em divisão territorial datada de 1-II-1979, o distrito de Colorado, figura no município de Vilhena.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Colorado do Oeste, pela Lei Federal n.º 6.921, de 16-06-1981, desmembrado do município de Vilhena. Sede no atual distrito de Colorado (ex-localidade de Cerejeiras). Constituído do distrito sede. Instalado em 05-10-1983.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE