Em 1920, Joaquim Moreira das Chagas adquiriu de Ernesto Correia as terras da fazenda Viu, onde se instalou e passou a explorar a agricultura e pecuária. Seis anos depois, promovendo o desenvolvimento, construiu, com recursos próprios, um galpão, onde implantou a primeira feira para comercializar os produtos da região.
Posteriormente, doou pequenos lotes de terra a quem neles pretendesse construir residência. A idéia foi bem-sucedida, atraíndo inúmeras pessoas para a fazenda, transformada em Povoado.
Na época, a borracha de maniçoba estava sendo cotada a bom preço, desenvolvendo-se a exploração do produto.
Em 1930, Antônio Gonçalo Português e outros moradores construíram capela dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nome mudado no ano seguinte para o de São Francisco e estendido ao Povoado.
Em 1956, ainda pertencente ao Município de Oeiras, a localidade, elevada à Município. denominou-se São Francisco do Piauí.
A sede do município encontra-se localizada as margens direita do rio Piauí.
Gentílico: franciscano ou são-franciscano
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São Francisco do Piauí, pela lei estadual nº 1453, de 30-11-1956, desmembrado de Oeiras. Sede no atual distrito de São Francisco do Piauí ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-12-1958.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE