Piauí - PI
Várias versões tentam explicar a origem do nome de Guaribas: na região existia o macaco da espécie guariba, o antigo dono da região chamava-se Félix Guariba. Investigando mais profundamente o sentido do nome que esta cidade recebeu, descobriu-se uma terceira versão, que acredita-se ser significativa, por está relacionada às duas anteriores e pela referência da fonte.
O primeiro proprietário da fazenda onde hoje é a cidade de Guaribas chamava-se Valentim José Alves. Valentim tinha um filho chamado Félix que criava um macaco e andava sempre com o animal nas costas. Na época passavam muitos vendedores a cavalo pelo povoado, perguntavam o nome da localidade e ninguém sabia responder, pois não haviam pensado um nome para o lugar. E a partir de então, os próprios viajantes deram ao Félix o apelido de Félix Guariba.
Mais tarde o Sr. Félix vendeu a fazenda para os irmãos Antônio Correia do Nascimento, que em homenagem ao seu antigo dono, batizaram a localidade com o nome de Guaribas.
Guaribas pertenceu primeiramente a São Raimundo Nonato, em seguida a Caracol, criado através da Lei nº 4.680 de 26 de janeiro de 1995, desmembrando-se do município de Caracol e de Bom Jesus.
A situação de acesso à cidade na época em que foi instalado o município, era bastante precária. De Caracol a Guaribas com aproximadamente 50 Km de estrada em leito natural, que em condições melhores era percorrida em aproximadamente três horas. No período chuvoso o acesso a cidade ficava intransitável, em função das poças d′água que se acumulavam ao longo do percurso e dos deslizamentos nos pontos mais altos da Serra das Guaribas, mais precisamente no trecho denominado Careta.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Guaribas, pela lei estadual nº 4680, de 26-01-1994, desmembrado de Caracol.
Sede no atual distrito de Guaribas (ex-localidade).
Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE