O Município está compreendido numa área de 321 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre 6º e 32º C.
Atualmente é Comarca Intermediária e dista, em linha reta 316 Km da Capital do Estado, Belo Horizonte.
Situa-se em região onde se alternam montanhas e vales que forma a Bacia do Sapucaí.
Sua economia está calçada principalmente nas atividades agropecuárias e industriais.
Café, Leite, indústria agropecuária e indústria eletrônica são suas principais fontes de renda, produzindo ainda semente de milho, arroz, café e outros.
Indústrias se instalaram na cidade há pouco mais de dez anos e, acompanhando os ensinamentos de suas escolas, estão mais voltadas para as áreas de eletrônica, telecomunicações e informática.
A data magna da cidade é o dia 22 de maio, festa da Padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais.
A padroeira, Santa Rita de Cássia, Santa italiana nascida nos século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santa-ritense.
O aniversário de emancipação político-administrativa é comemorado no dia 24 de maio.
Destacam-se entre ilustres figuras da terra, o ex- Presidente da República e Ex-Governador do Estado Dr. Delfim Moreira da Costa; o Ex - Embaixador e Ex-Ministro da Justiça Dr. Olavo Bilac Pinto; Benfeitora inesquecível Luzia Rennó Moreira (Dona Sinhá Moreira); Dr. José Francisco Rezeck, atualmente Juiz da Corte Internacional de Haia, na Holanda; Desembargador e Corregedor do Estado Dr. José Arthur Carvalho Pereira; Major Brigadeiro do Ar Hermes Moreira; Dr. Olavo Bilac Pinto Neto, Deputado Estadual e Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o jogador de futebol Roque Júnior.
Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita, que se instalaram às margens do Ribeirão do Mosquito. Próximo á Igreja de São Benedito.
Saíram eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de Portugal que formavam o Contestado, descontentes com a anexação da terra natal à Espanha.
Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal.
O Casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviram-se de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesa que iria celebrar o nome da Santa.
Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram a santa oito alqueires de terra. Quatro anos após falecido Manoel da Fonseca, sua Esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa.
No dia 22 de maio o Pe. Mariano Acciolli oficiava a 1ª missa e introduzia a imagem que trazida de Portugal, e estava fundada a freguesia que, mais tarde, viria a se tornar a cidade de Santa Rita do Sapucaí.
Datas Históricas
1821 - Doação de oito alqueires feita pelos fundadores
1825 - Celebração da primeira missa na Capela
1836 - A Capela recebe prerrogativas de Curato
1839 - Elevação à categoria de Freguesia
1839 - Elevada à paróquia e seu primeiro pároco foi Pe. Athanásio José Rodrigues
1888 É elevada a categoria de Vila, em 1º de setembro.
1891 - Foi instalado na Vila o Fórum Cível
1892 - Foi elevada a categoria de cidade, em 24 de maio.
Santa Rita do Sapucaí comemora 113 anos, em 2005.
Vários nomes
Santa Rita do Mosquito
Santa Rita do Vintém (adotado pelo povo)
Santa Rita da Boa Vista
Santa Rita do Sapucaí, em 1880, nome oficial
O nome atual tem 125 anos.
Sapucaí, do Tupi-Guarani, significa a terra das Sapucaias. Sapucaia é uma espécie de árvore. Na Praça Santa Rita, próximo à estátua em homenagem ao Cel. Existe um raro exemplar.
Fonte: IBGE