Minas Gerais - MG
Embora sem denominação de época, que seria a da conseqüente fundação do nucleo, sabe-se terem sido Belmiro Ferreira, Ricardo Rancheiro, e José Modesto de Ávila os primeiros proprietários rurais do lugar. A propriedade de José Modesto ficava nos limites com o Distrito de João Monlevade, passando junto a ela um córrego denominado Onça. À sua margem formou-se um aglomerado com o mesmo nome.
Alguns fatores influenciaram para a conquista rápida das terras do município, além da fertilidade marcante das mesmas. Inicialmente a escolha do local para se construir a capela, erguida em ponto bem elevado de onde se descortinava bela a agradável vista, dedicada a São Sebastião. Em face disso a povoação passou a denomina-se São Sebastião da Bela Vista. Outra razão do crescimento local, foi a implantação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira em João Monlevade, distante apenas 5 km do povoado. Os proprietários rurais abriram loteamentos e, fazendas como a de José Modesto de Ávila, se transformaram em ruas, praças e avenidas. Desenvolveu-se a comunidade tendo nas atividades comerciais e agropecuárias sua maiores fontes de renda.
São Sebastião da Bela Vista era o nome anterior oriundo do nome do Padroeiro e do local onde se edificou o povoado. Quando da criação do município, em 1962, o topônimo foi alterado par Bela Vista de Minas, conservado-se as origens iniciais do nome.
Gentílico: belavistano
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Bela Vista de Minas, pela lei estadual nº 2764, de 30-11-1962, desmembrado de Nova Era. Sede no atual distrito de Bela Vista de Minas ex-povoado de São Sebastião da Boa Vista. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1963.
Fonte: IBGE