Carapicuíba foi uma das doze aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), para preservar a educação e a moralização dos silvícolas. Praticamente, pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha estrada de ferro Sorocabana.
Em 1928, Carapicuíba já era distrito policial. Na década de 30, os pioneiros já acreditavam no povoado que nascia, porque a região possuía clima excelente e terras ótimas para a cultura de batatinhas, cereais, legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e amoreira.
Existem várias versões sobre o significado da palavra Carapicuíba: pau podre, aquele que se reúne em poços, cascudo, escamose, etc., mas segundo informou o professor Carlos Drumond, chefe do Departamento de Lingüística e Línguas Orientais, a palavra vem de cara + iba, ou seja: cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido. Assim, Carapicuíba é o nome do peixe: "cará comprido" que não pode servir para ser comido, por ser venenoso como o baiacu.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Carapicuíba, pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12- 1948, subordinado ao município de Barueri.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Carapicuíba figura no município de Barueri.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Carapicuíba, pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Barueri. Sede no antigo distrito de Carapicuíba. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-03-1965.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
Pela Lei Estadual n.º 4.954, de 27-12-1985, foram criados os distritos de Aldeia de Carapicuíba e Vila Dirce e anexados ao município de Carapicuíba.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 3 distritos: Carapicuíba, Aldeia de Carapicuíba e Vila Dirce.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: IBGE