O Município foi fundado pelo Padre Marcos de Araújo Costa que, por volta de 1820, instalou no Município de Jaicós a fazenda Boa Esperança, com a finalidade de desenvolver atividade agropecuária.
Na localidade, Padre Marcos construiu sua residência e várias casas para colonos e fundou um colégio que recebia estudantes de todos os recantos do Piauí e de Estados vizinhos. Foi construída, também, uma capela sob a invocação de Santo Antônio.
Dentre os primeiros moradores de Padre Marcos destacam-se: Anfíscio Rodrigues de Macedo, Cândido Moura Leal, Laureano Ferreira e o Juiz de Direito Dr. José Gomes, que foi, também, seu primeiro comerciante, com grande estabelecimento de tecidos, secos e molhados.
A localidade se desenvolveu e, em 1914, foi elevada à categoria de Povoado. No mesmo ano, com a participação dos moradores, foi construída nova capela, hoje Igreja Matriz de Santo Antônio.
Gentílico: padre-marquense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Padre Marcos, pela lei estadual nº 2566, de 20-01-1964, desmembrado de Jaicós. Sede no atual distrito de Padre Marcos expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-01-1964 .
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE